Cada vez mais populares as fichas DeFi empurram o domínio das Bitcoin para menos de 56,5%.

Principais destaques:

  • O domínio do bitcoin vem caindo lentamente, mas de forma constante desde julho
  • A principal razão é o surgimento das fichas DeFi, enquanto projetos como Cardano, ChainLink e Polkadot também contribuíram com uma parte de leão
  • Vitalik Buterin e Changpeng Zhao exortam os investidores a serem cautelosos, chamando o mercado agrícola de rendimento DeFi de „insustentável“ e „uma bolha“.

Já escrevemos anteriormente sobre o efeito que o frenesi DeFi em curso teve sobre os volumes comerciais da maior bolsa descentralizada (DEX) Uniswap. Entretanto, esta não é a única mudança que as fichas de DeFi trouxeram para os mercados de moedas criptográficas. A crescente popularidade das fichas DeFi baseadas no Ethereum, juntamente com o aumento de outras moedas criptográficas, tais como Cardano, ChainLink e Polkadot, fez com que o domínio da Bitcoin Revolution descesse abaixo de 56,5%.

O Ecossistema Ethereum está desafiando a Bitcoin

O criptograma primogênito do mundo perdeu a maior parte do mercado para os protocolos DeFi baseados no Ethereum em expansão. Com a próxima atualização do ETH 2.0 e a mudança para o mecanismo de prova de consenso, a segunda maior moeda criptográfica e as fichas formadas em sua cadeia de bloqueio provavelmente vão desafiar ainda mais o domínio da Bitcoin.

Para diminuir ainda mais a participação da Bitcoin nos mercados de criptografia, vários outros projetos de moedas criptográficas aumentaram significativamente seus limites de mercado recentemente. Exemplos incluem, mas não estão limitados ao ChainLink, Cardano e o recentemente lançado Polkadot, que rapidamente subiu para as 5 principais moedas criptográficas por capitalização de mercado.

Enquanto o ChainLink se concentra nos oráculos de preço e dados, tanto o Cardano quanto o Polkadot são correntes de bloqueio que suportam contratos e aplicações inteligentes. Ambas as redes principais têm visto muitas melhorias e atualizações ultimamente e são populares entre os desenvolvedores que querem evitar os altos preços do Ethereum e a produção limitada de transações.

Devido a todas as razões listadas acima, Bitcoin BTC, o domínio de 2,53% tem caído de forma relativamente constante desde o início de julho, quando ficou em 65%. Nos últimos dois meses, o BTC perdeu quase 10% da participação de mercado, já que a dominância do BTC atingiu um mínimo de 55% em 2 de setembro. Na época em que foi escrito o domínio da BTC era de 56,4%.

O domínio do Bitcoin foi desafiado várias vezes no passado

Embora a Bitcoin nunca tenha perdido sua posição de maior moeda criptográfica do mundo por capitalização de mercado, sua porcentagem de dominância tem visto alguns altos e baixos ao longo de sua existência. A menor dominância registrada pelo BTC foi um pouco abaixo de 33% em janeiro de 2018, quando o frenesi ICO 2017-2018 estava em pleno andamento.

Curiosamente, a menor dominância de mercado da Bitcoin foi apenas um mês à parte de sua maior alta de todos os tempos em dezembro de 2017. No entanto, a Bitcoin sempre recuperou gradualmente sua participação de mercado e sua dominância esteve acima da marca de 50% durante a maior parte do tempo em sua história.

Os especialistas da indústria acreditam que a história vai se repetir, isto é, a Bitcoin vai recuperar sua participação de mercado novamente, uma vez que as taxas de juros extremamente altas prometidas por alguns protocolos agrícolas de rendimento DeFi são insustentáveis a longo prazo. Se, ou deveríamos dizer quando, tais fichas de DeFi caírem, a Bitcoin provavelmente recuperará um ou dois por cento da fatia de mercado.

Tanto Vitalik Buterin quanto Changpeng Zhao pensam que a DeFi está se tornando uma bolha de arremesso total.

Já informamos anteriormente que o co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, está se mantendo fora da loucura da DeFi. Ele pediu cautela ao investir nas fichas de DeFi e revelou que acredita que o mercado agrícola de rendimento DeFi é insustentável.

O CEO de Binance, Changpeng Zhao, parece compartilhar uma opinião semelhante, a julgar por seu tweet de 1º de setembro:

Como mostra a tabela abaixo, as fichas DeFi são de fato muito voláteis e devem ser consideradas um investimento muito arriscado.